6 dicas para não cair em golpe no aluguel de casa na praia.

As férias é um período muito esperado por todos, chega aquela hora de  descansar, conhecer novos lugares e passar momentos agradáveis ao lado da família e dos amigos é tudo o que a gente precisa depois de um longo período de trabalho. Porém, as férias podem se tornar uma grande dor de cabeça se, ao alugar um imóvel , você descobrir que caiu em um golpe. 

Por isso, obter o máximo de Informações e alguns cuidados na hora de alugar podem evitar que a temporada na praia se transforme em uma viagem desastrosa, o número de pessoas que caem em golpes na hora de alugar na praia aumentou drasticamente nos últimos anos.

Os golpistas roubam as fotos do imóvel na internet e veiculam um anúncio falso em sites públicos de locação, compra e venda de imóveis. Antes disso, ele pode, inclusive, se passar por um interessado no imóvel para, assim, conseguir as chaves e apresentar as instalações para as vítimas, os tipos de golpes são vários, e cada vez ficam mais atrativos e reais.

Separamos 6 dicas para você não cair em golpe no aluguel de casa na praia.

Dica 1.

Sempre procure saber de quem esta alugando, procure sites confiáveis, empresas que tenham nome no mercado, veja no google sua classificação como avaliações da Web , mas se for alugar de um desconhecido, que não tenha empresa ou site, já comece desconfiando, pois 90% dos golpes estão atrelados a pessoas que não são corretores credenciados, anúncios diretos com pseudos proprietários, com fotos extraídas de algum site ou até de pessoas que alugaram este imóvel em algum momento, imóveis em outros locais que fizeram fotos e agora estão aplicando golpes. Utilizar as imobiliárias para a locação de casas para ainda é a maneira mais segura de fazer sua locação. Pesquise imobiliárias de sua confiança ou mesmo procure referências na internet, e assim ficará mais tranquilo na hora de alugar seu imóvel para viagem.

Dica 2 .

Uma das dicas mais informações é em relação ao preço. Sempre desconfie de preços muito abaixo dos valores de mercado!

Muito fraudadores realizam anúncios com preços muito abaixo de mercado para atrair a atenção, assim, eles conseguem diversos contatos, e muitos acabam depositando algum valor inicial, como garantia da locação, geralmente o golpista fala que já tem pessoas interessadas no imóvel para o período e pressiona para que se faça um deposito de caução ou sinal. É o famoso ” barato que sai caro”. 

Portanto, se você se deparar com um anúncio de um imóvel muito bonito e com preço consideravelmente abaixo do mercado, desconfie e não feche negócio. 

Dica 3 .


Mesmo que a viagem dure apenas um final de semana, é bom fazer um contrato de locação, que “sempre estabelecerá em quais condições gerais o imóvel está sendo alugado, o que evitará futuras dores de cabeça” existem muitos imoveis na praia que não são de uso do proprietário, e com isso ficam sucateados, móveis velhos, parte elétrica antiga, geladeira que não funciona etc…. este contrato vai servir como garantia no caso de se precisar iniciar um processo judicial por algum problema posterior.

Dica 4 .

Procure sempre visitar o imóvel antes. É uma medida para assegurar de que se trata de algo real , se for possível você ir ou mandar alguém em seu lugar, melhor ainda! Caso se trate realmente de um golpe, a pessoa não terá como atender seu pedido. Também confira as informações de endereço. Pelo Google Maps é possível conferir se o imóvel realmente está localizado no endereço indicado. 

Dica 5.

Nunca deposite valores em contas de terceiro. Se o anunciante pedir para que você deposite na conta de terceiros, desconfie. Muitos utilizam nomes falsos para realizar o anúncio e utilizam contas de “laranjas” para receber os valores. Portanto, se for depositar um valor de reserva, peça uma conta nominal do anunciante e o CPF do mesmo. 

Dica 6.

Nossa recomendação é sempre verificar a idoneidade de quem negocia o serviço e, se possível. Outra opção é fechar negócio com mediadores autorizados – corretores ou imobiliárias . Para trabalhar como corretor no Brasil, é necessário ser registrado no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis). Com essa informação, você também consegue puxar informações sobre o locador em uma pesquisa rápida no Google. Essa pode ser uma boa alternativa para puxar um histórico sobre o responsável pela locação. Verifique se o corretor tem registro – link do Creci de São Paulo : https://www.crecisp.gov.br/cidadao/buscaporcorretores

Portanto saiba que este tipo de golpe se enquadra nos crimes de fraude ou estelionato, conforme previsto no artigo 171 do Código Penal, e pode gerar de um a cinco anos de reclusão e multa.

Você também pode gostar…