Comprar imóvel com permuta no Guarujá, certeza de um bom negócio ?

Permuta de imóveis

Permuta é um tipo de contrato no qual uma das partes é obrigada a dar algo em troca de alguma coisa, que não seja moeda financeira, muito comum nas transações imobiliárias e em vários outros tipos de transações comerciais.
Consiste em um contrato oneroso, onde uma das partes dá algo que lhe pertence para adquirir um outro bem.

Quando feita corretamente, a troca de imóveis em uma negociação pode trazer boas vantagens para os envolvidos. Quer saber detalhadamente o que é permuta de imóveis? Então acompanhe!

Na permuta, pode ser feita a troca por qualquer produto que pode ser vendido, não é necessário que os bens sejam da mesma espécie ou tenham o mesmo valor.

No mercado imobilíario do litoral existe também a permuta de imóveis, que é um tipo de contrato em que um determinado imóvel é dado em troca para aquisição de um outro imóvel. Nestes casos, não há o pagamento de um valor monetário pelo imóvel. Por exemplo, se uma pessoa troca o seu apartamento por uma casa, estamos perante uma permuta de imóveis

Em tempos de crise, fechar qualquer venda imobiliária pode ser um desafio e tanto. Afinal de contas, estamos falando de bens com altos valores, que podem, inclusive, exigir o acionamento de empresas de crédito para fazer empréstimos e financiamentos.

O que é permuta de imóveis?

Basicamente, a permuta de imóveis é uma modalidade de negócio em que duas partes trocam bens ao mesmo tempo, esses bens podem ser casas, apartamentos, terrenos ou imóveis comerciais.

Essa troca não precisa necessariamente ser por valores equivalentes, já que uma das partes pode realizar a compensação financeira da diferença nas condições de pagamento previamente combinadas.

Quais são as condições dessa transação?

A permuta imobiliária é uma transação comercial com segurança jurídica. Isso quer dizer que ela é reconhecida como um processo legal. De toda forma, é preciso que haja um acordo prévio entre as partes, principalmente em relação aos valores envolvidos.

Assim, deve haver uma avaliação dos compradores para o valor de cada imóvel ser fixado. E é sempre bom reforçar que essa negociação pode ser bastante dura, já que, em geral, o comprador quer ceder um imóvel de menor valor para ter condições de pagamento facilitadas e o preço final abatido.

Como deve ser feito o contrato para a permuta imobiliária?

De fato, o principal cuidado a ser tomado nesse processo está relacionado ao contrato de permuta de imóveis. Isso ocorre porque as negociações nesses moldes precisam ser feitas por escritura pública. Outro ponto importante é que a responsabilidade pelos tributos e a data da entrega dos imóveis precisam constar no documento.

Nesse caso, tenha em mente que, além disso, é preciso tomar todos os cuidados comuns aos demais contratos de imóveis — como fazer a escritura, que custará entre 4 e 6% do valor do bem.

Por outro lado, a permuta imobiliária tem a grande vantagem de isentar o negócio de tributação de Imposto de Renda quando não existe a torna (complementação pela diferença), ou seja, quando os imóveis têm o mesmo valor.

Assim  sendo um Negocio Imobiliário com permuta deve haver  interesse das partes, depois de avaliação dos bens,  caso um deles seja superior ao outro, deve ser feita também a compensação da diferença de valores .

Consulte os corretores da Verde Mar Imóveis, e veja a gama de imóveis na praia que aceitam permuta.

Você também pode gostar…